Diferenças entre Servidores USA, EUROPA e BRASIL

Este artigo visa elucidar algumas dúvidas que os usuários têm quanto a localização dos servidores e suas diferenças.

Conexões de Internet, pela forma que trabalham, obtêm melhor performance quando passam por menos roteadores, ou seja, são mais próximas.

Você provavelmente conseguirá uma velocidade melhor de Download baixando de um servidor Brasileiro mesmo que ele tenha uma conexão menos veloz, como por exemplo: Se você fizer um download de um servidor Brasileiro com uplink de 10 megabits, conseguirá provavelmente utilizar os 10 megabits com uma só conexão, sem auxílio de gerenciadores de Download.

Por outro lado, se você tentar baixar um arquivo de um servidor Europeu, mesmo que ele tenha uma conexão Gigabit, raramente você aproveitará toda a sua conexão sem um Gerenciador de Downloads.

Mas o fator mais importante quanto a localização é o custo. Conexões Brasileiras são as mais caras dentre as que trabalhamos, e portanto somente recomendamos a sua utilização para aplicações que realmente dependam de uma baixa latência (Jogos online como CounterStrike, etc, onde milésimos de segundo fazem muita diferença).

Os Acessos VNC e RDP em servidores Europeus podem parecer lentos, mas isso não significa que a conexão seja lenta. Se você estivesse acessando de algum lugar da Europa, estaria rapidíssimo, pois a latência (tempo para a informação ir e vir de um ponto a outro) seria muito baixa. Como o custo dessas conexões é bem baixa, pode compensar a tolerância que você precisará ter ao mexer por estes acessos.

Já os servidores Americanos (USA) equilibram o meio termo, entre o alto custo e a alta latência. São recomendados para utilização geral, exceto Torrents, pois em Torrents as conexões Européias desempenham melhor. O principal destaque destas conexões é no Upload para file hosting, por exemplo Rapidshare, Megaupload. Nestes casos, o desempenho é sim bem superior as conexões americanas.

Speedtests não são confiáveis para medir velocidades de conexões acima de 10 megabits. Neste caso, o melhor a se fazer é ter um pool de servidores de diferentes localidades efetuando acessos ao mesmo tempo (por exemplo, a partir de 10 servidores diferentes, baixar algum arquivo do servidor a ser testado).



Esta resposta lhe foi útil?

Adicionar aos Favoritos Adicionar aos Favoritos

Imprimir este Artigo Imprimir este Artigo

Veja também
Minha velocidade HTTP/FTP está lenta. (Visualizações: 6179)
Regras de Utilização Planos Light (Visualizações: 3368)
Política sobre SpeedTest (Visualizações: 2172)
Qual é o cliente Torrent utilizado? (Visualizações: 6705)

Idioma:

Navegação Rápida

Login Cliente

E-mail

Senha

Lembrar

Pesquisar